Brasil exporta tecnologias para implementação de BRT

Concepção do sistema conta com a participação de empresas e profissionais brasileiros, além de ser operado com veículos produzidos no Brasil

Idealizado por brasileiros e lançado em Curitiba em 1974, o sistema BRT (Bus Rapid Transit) é considerado um caso de sucesso no mundo. Exportado para mais de 80 cidades em todos os continentes, o BRT é um sistema de transporte de ônibus, que circula em uma rede de canaletas exclusivas com atributos especiais.

A exportação desse conceito de mobilidade sustentável é justamente o grande antagonismo que o Brasil vive hoje no setor de transportes. O país possui os melhores profissionais, veículos e tecnologia para implementação de BRT. No entanto, ainda há uma grande resistência das autoridades públicas brasileiras para reconhecê-lo como solução para o transporte nos grandes centros.

O BRT é um meio de transporte eficiente e confortável, tendo como principais diferenciais múltiplas posições de paradas nas estações, embarque em nível, veículo articulado e com múltiplas portas, pagamento e controle fora do ônibus, bons espaços nas estações e sistema de informações aos usuários.

“Considero o Brasil um País com certa facilidade em adquirir carros e motos. A população deveria ser mais motivada para o uso do transporte coletivo, mas, para isso, é necessário o apoio crescente das esferas públicas e do estímulo ao uso destes meios”, diz Érico Moraes, presidente da Empresa 1, exportadora de equipamentos para bilhetagem eletrônica do sistema BRT de Guatemala, entre outros países.

O sistema brasileiro já foi exportado para outras localidades. Guatemala, um caso de sucesso conta com dois corredores de 8km e 16km, divididos em 40 estações. “O BRT auxilia muito no trânsito, que anda caótico. Além de exigir cerca de 70% a menos de tempo em relação ao metrô e aproximadamente metade do necessário para os veículos leves sobre trilhos”, explica Moraes.

Para a NTU, o transporte público urbano deve, sempre, trazer melhorias para a população. “Precisamos implementá-lo aqui em todo Brasil. Ele trará benefícios para o maior número de cidadãos que dependem do transporte coletivo”, diz Marcos Bicalho dos Santos, diretor Superintendente da NTU. O sistema também proporciona mais conforto e menos impacto ambiental, além de revitalizar o espaço público, entre outras vantagens.