PUBLICIDADE

BRT incentiva melhora do rendimento escolar

Desde que iniciou o projeto social com estudantes de comunidades de Santa Cruz, no ano passado, o BRT Rio busca melhorar a vida de jovens da região, vítimas da exclusão social que descendem da pobreza e da violência. Seja através do incentivo ao esporte, levando os alunos para assistir eventos-testes, de atividades que ajudam a elevar a autoestima, como o Dia de Beleza, ou da inserção no Programa Jovem Aprendiz, esses estudantes têm a chance de abrir um leque de oportunidades, até então, quase inacessível.

 

Mas o projeto, que ganhou o nome de Clube do BRTzinho, não existe sem a participação ativa dos diretores das escolas e creches do Rola, Antares, Cesarão e Aço. São eles que dão ideias e reformulam ações para que elas tenham cada vez efeito mais direto no público estudantil que o BRT Rio deseja alcançar.  Foi, por exemplo, o que aconteceu com a participação dos alunos da escola municipal General Gomes Carneiro, que foram ao jogo da Liga Mundial de Vôlei, na última sexta-feira. O que era para ser um passeio no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, para assistir à partida das seleções brasileira e argentina virou um programa de incentivo para os estudantes. 

 

“Desta vez, abrimos uma exceção e levamos as crianças que tiraram MB (Muito Bom), dos 3º e 4º anos, porque elas nunca ganharam nada pelo desempenho. Foi uma forma de presentear, de mantê-las incentivadas ”, afirmou o diretor da General Gomes Carneiro, José Roberto da Silva Martins, que sabe que nem sempre será possível usar o critério baseado no boletim.

 

 Para a secretária da Gerência de Educação da 10ª CRE, Regiane Silva, que também acompanhou as crianças no jogo de vôlei, passeios como o de sexta-feira são marcantes para essas crianças, porque, dificilmente, elas teriam como sair da comunidade e ir a um evento de tamanha repercussão. “Conhecemos a realidade delas e sabemos o quanto isso é representativo. Elas chegam em casa falando o que viram, contam suas descobertas. É um momento que envolve a família e que elas vão guardar para o resto da vida”.  

 

Fonte: BRT RIO

PUBLICIDADE