PUBLICIDADE

BRT começa a operar em fase experimental nesta sexta-feira

Primeira etapa terá viagens gratuitas para a população, segundo a prefeitura

A partir desta sexta-feira (1), a população de Belém poderá ter o primeiro contato com os ônibus articulados do BRT. A viagem inaugural do sistema está prevista para ocorrer às 15h, a partir do Terminal de Integração do Mangueirão, onde o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, dará início à fase experimental do projeto viajando em um dos 15 ônibus que compõem a frota do BRT.

O período experimental está dividido em duas etapas, a primeira delas começa logo neste sábado, 02, onde os ônibus do BRT farão viagem do Terminal de Integração até a Estação Antônio Baena. Esta primeira etapa, com prazo previsto de 15 dias, será realizada de forma totalmente gratuita com viagens diárias, incluindo finais de semana, no período de 9h às 16h.

De acordo com o diretor geral da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, Gilberto Barbosa, a primeira etapa da fase experimental do sistema BRT servirá para que a população se acostume com um sistema de transporte totalmente inédito na capital paraense. "A ideia é justamente que a população aprenda a se deslocar utilizando o ônibus do BRT. Para realizar a viagem, basta que o usuário adentre o Terminal de Integração ou uma das estações para ter acesso aos ônibus articulados", disse.

Após este primeiro período, os ônibus do BRT já começarão a fazer a integração com as linhas expressas que fazem viagem pela Avenida Augusto Montenegro. Na segunda etapa da fase experimental, os ônibus articulados do BRT serão somados ao sistema de transporte convencional. Dessa forma a população ainda poderá utilizar os ônibus expressos, que continuarão a fazer viagem na faixa expressa, e as linhas paradoras, com viagens realizadas pelo lado da fora da canaleta. "O que vamos fazer é ofertar ao usuário mais uma opção de transporteurbano. A partir desta fase, o passageiro poderá optar em seguir pelas linhas convencionais, fazer a integração com os ônibus articulados ou até mesmo seguir viagem pela via expressa do BRT, pagando apenas uma única tarifa no valor de R$ 2,70", explicou Barbosa

Fonte: ORM


PUBLICIDADE