PUBLICIDADE

Recife (PE)

Em 2014, os usuários do transporte público da cidade de Recife ganharam o sistema BRT Via Livre. Os novos equipamentos possuem um espaço maior que os ônibus convencionais e podem transportar de 140 a 160 passageiros. A frota conta com 180 ônibus. O Via Livre propõe uma frota com um novo conceito de mobilidade urbana. Para isso, foram construídos dois corredores de ônibus, o Norte/Sul e o Leste/Oeste que ligam os municípios de Paulista e de Camaragibe ao Centro do Recife. 

 

Todas estas linhas são integradas através de terminais especialmente construídos, o que possibilita uma multiplicidade de ligações de origem-destino, através de viagens modais ou multi-modais. No cruzamento destes dois eixos, ficam situados os Terminais de Integração que permitem ao usuário a troca de linha sem pagar nova tarifa.


O sistema também contam com iluminação interna de led, monitoramento por GPS, sistema de comunicação com o Centro de Controle Operacional, aviso sonoro de paradas, piso nivelado às plataformas das estações e terminais. O sistema proporciona ganho no tempo de viagem, fazendo com que os horários das linhas sejam cumpridos, reduzindo o tempo de espera dos passageiros. 


Saiba um pouco mais dos corredores de BRT de Recife

 

Blog Meu Transporte

 

CORREDOR VIA LIVRE NORTE/SUL

O Corredor Via Livre Norte/Sul , permite a ligação dos municípios de Igarassu, Abreu e Lima,  Paulista e Olinda ao Centro do Recife. Atualmente operando com seis linhas e 25 estações, o corredor atende uma demanda de 66 mil usuários por dia. A previsão é que o Norte/Sul, quando estiver operando em sua totalidade, chegue a atender cerca de 155 mil pessoas diariamente nas sete linhas e nas 26 estações construídas.

 

CORREDOR VIA LIVRE LESTE/OESTE

O Corredor Via Livre Leste/Oeste possibilita que os passageiros do município de Camaragibe se desloquem até o Centro do Recife através de três linhas de BRT em operação. Este corredor conta atualmente com 15 estações em funcionamento e atende uma demanda de 50 mil usuários por dia. 

 

QUEM CUIDA DESSE SISTEMA BRT?


Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife (CTM)
Telefone: (81) 3182-5506
Site: www.granderecife.pe.gov.br

 

Fonte: www.granderecife.pe.gov.br

ATUALIZADO EM JULHO DE 2017

PUBLICIDADE

Sub-categorias