PUBLICIDADE

Brasília (DF)

É no sistema BRT Expresso DF que são realizadas as viagens de cerca de 280 mil pessoas por dia em Brasília. O que está em operação abrange as regiões administrativas do Gama, Santa Maria, Park Way e Plano Piloto. Os veículos articulados que rodam no corredor têm capacidade para 160 passageiros, já os biarticulados trafegam nos horários de pico com uma capacidade de 200 pessoas. O tempo de viagem, que antes do sistema era de 90 minutos, agora dura em média 40 minutos.

 

 Hellen Tôrres/NTU


EM OPERAÇÃO

Ao longo do percurso foram instaladas 15 estações com embarque em nível e 15 passarelas para maior segurança dos usuários. O projeto também contempla terminais de integração com os ônibus convencionais e metrô. A proposta do Expresso DF contém veículos híbridos e elétricos, já que o projeto também envolve a questão ambiental. Os ônibus são monitorados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que repassa aos usuários informações por meio de painéis eletrônicos.

Os corredores exclusivos foram construídos junto ao canteiro central para uso exclusivo dos ônibus. Nele operam linhas semiexpressas. A cobrança da tarifa acontece antes do embarque dos passageiros no veículo. O novo sistema tem ramais no Gama (8,7km de extensão) e em Santa Maria (5,3km de extensão). O trecho se torna único a partir de um ponto de encontro na BR-040.

O BRT Expresso DF Sul, que fez sua primeira viagem em abril de 2014, oferece conforto, segurança e rapidez de deslocamento com o valor da passagem a R$ 3,00, por meio de cartão eletrônico.

 

Hellen Tôrres/NTU


SAIBA UM POUCO MAIS DOS CORREDORES DE BRT DE BRASÍLIA

O Expresso DF passa pela BR-450/EPIA, DF-065, DF-480, BR-040, DF-025 e DF-047. As paradas onde os passageiros embarcam ficam no canteiro central. As 15 estações são localizadas ao longo das rodovias e há dois terminais de embarque, sendo um no Gama e outro em Santa Maria. É interligado às estações do Metrô-DF, com o Terminal da Asa Sul (TAS) e do Parkshopping. O sistema atende 270 mil pessoas – cerca de 10% da população do DF. O Governo do Distrito Federal já estuda a extensão do Expresso DF para Luziânia, além da implantação do modelo em outras regiões como o Eixo Oeste, Eixo Sudoeste e o Eixo Norte, que atenderá Sobradinho, Planaltina e Varjão.

 

QUEM CUIDA DESSE SISTEMA BRT?

Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans)
Telefone: (61) 3224-0376
Site: www.dftrans.df.gov.br

PUBLICIDADE