PUBLICIDADE

Curitiba (PR)

Curitiba possui a Rede Integrada de Transporte Coletivo (RIT), que tem como principal benefício fazer com que o usuário utilize mais de uma linha de ônibus, pagando apenas uma tarifa. Cada eixo estrutural de Curitiba é composto por uma via central com corredor exclusivo para ônibus (BRT), chamados de canaletas expressas, e duas vias rápidas de sentido único, uma de cada lado da via central, em ambos os sentidos, ou seja, centro-bairro e bairro-centro. Estes eixos expressos totalizam 85 KM.

 

Atualmente são 06 corredores de BRT. São eles: Norte, Sul, Leste, Oeste, Boqueirão e Linha Verde. A rede conta com 630 ônibus, 169 biarticulado, 113 articulado e 348 padron. Os passageiros podem fazer a integração a partir dos 21 terminais de onde o cidadão desembarca em uma linha e embarca em outra sem efetuar um novo pagamento. 



Saiba um pouco mais dos corredores de BRT de Curitiba


Pedro Ribas/SMCS


Boqueirão (Marechal Floriano)

18 km ligando o bairro ao Centro. No trecho são três terminais e 32 estações tubo. A linha é atendida por ônibus expressos e ligeirões. Os primeiros fazem 20 viagens por hora e transportam 55 mil passageiros (dia útil).

 

Leste

13,2 KM, ligando a divida com o município de Pinhais ao Centro. Neste trecho são três terminais. Por ele circulam ônibus expressos que transportam até 90 mil passageiros por dia útil. São 37 viagens por hora. Esse eixo segue em direção ao eixo Oeste. Ou seja, o passageiro pode percorrer quase23 Km, de um sentido ao outros, passando pelo centro. De Leste a Oeste são 70 estações tubo.

 

Oeste

9,2 KM, do bairro CIC (Cidade Industrial de Curitiba) ao Centro. O eixo passa por dois terminais e transporta por dia útil 56 mil passageiros. Por hora, circular 14 ônibus expressos. Este eixo se complementa com o eixo Leste.

 

Norte

Desde o bairro Santa Cândida, perto da divisa com o município ao centro, o eixo percorre quase 9 KM. São 24 expressos por hora que transportam cerca de 90 mil passageiros por dia útil. Até o centro da cidade essa canaleta conta com três terminais. O corredor prossegue em direção ao Sul da cidade, formando o eixo Norte/Sul de transporte.

 

Sul

Do bairro Pinheirinho, no extremo sul da cidade, percorre 18,6 KM até o centro, antes de continuar em direção ao Norte. Neste trecho, são 80 viagens por hora em ônibus expressos. Por dia são transportados 207 mil passageiros. De Norte a Sul o eixo tem 64 estações tubo.

 

Linha Verde

Um antigo corredor de trânsito pesado que cortava a cidade foi desativado para virar o maior corredor de transporte expresso da cidade (18.5 KM). Metade do trecho está concluído e em uso, ligando a cidade do Pinheiro ao Centro. A outra parte, que segue até ao Norte até o bairro Atuba, na divisa com o município de Colombo, está em obras.

O trecho em atividade conta com um terminal e 14 estações tubo para embarque e desembarque de passageiros. Por ele circulam 17 ônibus expressos ligeirões, 31 veículos a cada hora.

 

Circular Sul

O eixo que liga outros dois corredores, o Sul e o Boqueirão, através de 3 terminais. Tem quase 15 KM. A demanda de passageiros é dividia entre Boqueirão e o eixo Sul.

 

Cesar Brustolin/SMCS


QUEM CUIDA DESSE SISTEMA BRT?

Urbanização de Curitiba (Urbs)
Telefone: (41) 3074-6300
Site: www.urbs.curitiba.pr.gov.br

 

Fonte: Urbanização de Curitiba (Urbs)

*ATUALIZAÇÃO EM JULHO DE 2017

PUBLICIDADE

Sub-categorias